SISTEMAS OPERACIONAIS – 19/02/2025

Um sistema operacional (SO) é um software que atua como intermediário entre o hardware de um dispositivo e os programas que usamos.

Pense no sistema operacional como o “cérebro” do computador ou do celular. Ele é o responsável por gerenciar tudo o que acontece no aparelho: quais programas podem rodar, como eles usam a memória e até como o teclado, o mouse e a tela funcionam juntos.

Sem um sistema operacional, o computador ou o celular seria apenas um monte de peças de difícil utilização e programação. o SO faz a ponte entre o hardware (as partes físicas, como processador e memória) e os softwares (os programas e aplicativos).

ETAPAS DE INICIALIZAÇÃO

Quando você liga o computador, ele passa por várias etapas até estar pronto para uso.

1. Alimentação e inicialização do hardware

Assim que você aperta o botão de ligar, a fonte de alimentação envia energia para os componentes do computador, como processador, memória RAM e disco rígido.

2. POST (Power-On Self Test)

O sistema verifica se os componentes básicos (memória RAM, processador, teclado, etc.) estão funcionando corretamente. Se houver algum problema, o computador pode emitir bipes ou mostrar mensagens de erro.

3. BIOS/UEFI

A BIOS (ou UEFI, nos computadores mais novos) é um pequeno software armazenado na placa-mãe. Ela verifica os dispositivos conectados e procura um disco de onde possa carregar o sistema operacional.

4. Bootloader (Carregador de Inicialização)

O bootloader é um programa que fica armazenado no disco de inicialização (HD, SSD ou pendrive) e tem a função de carregar o sistema operacional. Se houver mais de um sistema instalado, o bootloader pode oferecer um menu para você escolher qual deseja iniciar.

5. Carregamento do sistema operacional na memória RAM

Aqui é onde o sistema operacional começa a ser carregado na memória RAM. O bootloader localiza os arquivos principais do sistema operacional (como o kernel), os transfere para a memória RAM e inicia seus processos.

6. Inicialização dos serviços e drivers

O sistema operacional ativa os serviços essenciais (como rede e som) e carrega os drivers, que permitem que o computador reconheça dispositivos como teclado, mouse e placa de vídeo.

7. Carregamento da interface gráfica

Se for um sistema com interface gráfica (como Windows, macOS ou Ubuntu), essa é a etapa em que a tela de login ou a área de trabalho aparecem.

8. Pronto para uso!

Agora você pode usar o computador para navegar na internet, jogar, programar ou qualquer outra coisa!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima