LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO – 26/03/2025

Passo 1: A Estrutura Básica de um Programa na linguagem Portugol

Todo código no Portugol Studio segue uma estrutura padrão. Olha só:

programa {
    funcao inicio() {
        // Aqui vai o seu código!
    }
}

Explicando:

  • programa { } → Diz que vamos começar um código.
  • funcao inicio() { } → É onde o código realmente acontece. Tudo dentro dessas chaves { } será executado.

Agora que já sabemos como estruturar um programa, vamos aprender sobre variáveis!

Passo 2: O que são Variáveis?

Uma variável é como uma caixinha mágica onde você pode guardar informações para usar depois. Imagine que você tem uma gaveta onde guarda um lápis, uma borracha e um caderno. No Portugol, essas “gavetas” são as variáveis, e cada uma pode guardar um tipo diferente de dado.

Passo 3: Tipos de Variáveis da linguagem Portugol

No Portugol, existem quatro tipos principais de variáveis:

  • Inteiro (guarda números inteiros, sem vírgula)
programa {
    funcao inicio() {
        inteiro idade
        idade = 12
        escreva("Minha idade é ", idade, " anos.")
    }
}
  • Real (guarda números com vírgula, como notas e preços)
programa {
    funcao inicio() {
        real altura
        altura = 1.65
        escreva("Minha altura é ", altura, " metros.")
    }
}
  • Caracter (guarda uma letra do alfabeto)
programa {
    funcao inicio() {
        caracter letra
        letra = 'A'
        escreva("Letra armazenada: ", letra)
    }
}
  • Cadeia (guarda textos, como nomes e frases)
programa {
    funcao inicio() {
        cadeia nome
        nome = "Carlos"
        escreva("Olá, meu nome é ", nome, "!")
    }
}
  • Logico (guarda verdadeiro ou falso, como respostas de sim/não)
programa {
    funcao inicio() {
        logico gostaDeChocolate
        gostaDeChocolate = verdadeiro
        escreva("Eu gosto de chocolate? ", gostaDeChocolate)
    }
}

Passo 4: Criando um Pequeno Programa na linguagem Portugol

Agora que você já conhece os comandos escreva, leia e entendeu o que são variáveis, vamos criar um programa que faz perguntas e responde de forma interativa!

programa {
    funcao inicio() {
        cadeia nome
        inteiro idade
        
        escreva("Qual é o seu nome? ")
        leia(nome)
        
        escreva("Oi, ", nome, "! Quantos anos você tem? ")
        leia(idade)
        
        escreva("Que legal, ", nome, "! Você tem ", idade, " anos!")
    }
}

Rode esse código e veja o que acontece! O programa conversa com você!

ATIVIDADE

  1. Quais os cinco tipos de variáveis da linguagem Portugol?
  2. Execute o código de exemplo de cada um dos tipos de variáveis utilizando a IDE Portugol Studio. (Atividade em Laboratório)
  3. Você precisa criar um programa que irá salvar o nome e a idade de uma pessoa, para isso precisa criar duas variáveis para armazenar essas informações. Qual o tipo dessas duas variáveis você definiria?
  4. Um programador estava tentando criar uma tela do jogo da velha Mas cometeu um erro. Analise o código abaixo e e explique como consertar erro.
programa {
    funcao inicio() {
    	escreva("Meu Jogo da Velha\n")
        escreva("_ _ _\n")
        escreva("_ _ _")
        escreva("_ _ _")
    }
}

QUESTÕES

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima