🔑 Principais Definições da POO
- Classe
- É como um molde ou modelo que descreve as características e comportamentos de um objeto.
- Dentro de uma classe, temos atributos (dados, variáveis) e métodos (funções, ações).
Carrocom atributoscor,modelo,anoe métodosacelerar()efrear().
- Objeto
- É uma instância de uma classe, ou seja, algo concreto criado a partir do molde da classe.
- Cada objeto tem seu estado (valores dos atributos) e seu comportamento (o que pode fazer através dos métodos).
Carroespecífico da classeCarro, comcor = vermelhoeano = 2020.
- Atributos (ou Propriedades)
- São as características ou dados que descrevem o objeto.
- Geralmente são representados como variáveis dentro da classe.
cor = azul,ano = 2021.
- Métodos (ou Comportamentos)
- São as ações ou comportamentos que o objeto pode realizar.
- Representados como funções dentro da classe.
ligar(),acelerar(),frear().
- Encapsulamento
- É o princípio de esconder os detalhes internos de um objeto e expor apenas o que é necessário.
- Controla o acesso a atributos e métodos (públicos, privados, protegidos).
acelerar()oufrear().
- Herança
- Permite que uma classe reaproveite código de outra classe, herdando atributos e métodos.
- Cria uma relação “é um” (um
CarroEsportivoé umCarro).
Carroe classeCarroEsportivoque herda dela.
- Polimorfismo
- Permite que um mesmo método tenha comportamentos diferentes dependendo de onde é usado.
- Ou seja, uma mesma ação pode ser realizada de formas distintas.
fazerSom()em uma classeAnimalpode serlatir()paraCachorroemiar()paraGato.
- Abstração
- É a capacidade de modelar apenas o que importa, ignorando detalhes desnecessários.
- Foca no que o objeto faz, não em como ele faz.
ControleRemotosem precisar saber como os circuitos internos funcionam.
👉 Resumindo:
- Classe = molde
- Objeto = instância
- Atributos = dados
- Métodos = comportamentos
- Encapsulamento = proteção de dados
- Herança = reaproveitamento
- Polimorfismo = formas diferentes para a mesma ação
- Abstração = foco no essencial